quarta-feira, 21 de outubro de 2015

As Atividades Nacionais e o Algarve

   Nos pioneiros já tinha participado em atividades fora do Algarve. Mas atividades abertas a todo o país só participei na IV secção.

   Foi o Quo Vadis 2013 a primeira. Foi a primeira vez que senti que o caminheirismo é bem vivido em Portugal. Coisa que no Algarve era bastante difícil até ao ACAREG 2014, em que a IV secção teve, pela primeira vez, a participar enquanto secção e não como STAFF.

   No Quo Vadis foi engraçado, pois o pessoal do Norte ficou muito espantado quando eu dizia que tinha feito tantos quilómetros só para passar um fim de semana com eles.

   No Cenáculo Nacional obtivemos a mesma reação. Até nos disseram que quando fosse organizado um Nacional mais a Sul (provavelmente no Algarve ou Beja) que seriam incapazes de se deslocar para tão longe e preferiam faltar à atividade.

   Este tipo de reações até conseguimos perceber.
   O que não conseguimos perceber é quando os caminheiros do Algarve se propôem a fazer parte da organização ou querem participar em algo que é necessário uma candidatura.
   Muitas vezes o Algarve é posto de parte.

   Já estamos no segundo ano consequtivo em que não temos um embaixador algarvio (nem alentejano) para o Cenáculo Regional do Algarve. Temos tido lisboetas, que por muito simpáticos e atenciosos que sejam, não nos conseguem dar o apoio que necessitamos.

   Também já falei com um amigo que se candidatou à Portuguese Work Party e, mais uma vez, ninguém da nossa região foi selecionado.
No Quo Vadis 2013 - tirada por Cláudio nOy Martins

   Mas estamos a mudar aos poucos de paradigma.

   Aos poucos o Algarve está a chegar-se à frente e a mostrar interesse.
   Aos poucos vamos conseguindo as nossas pequenas vitórias, como por exemplo, uma grande parte dos participantes do Quo Vadis 2015 são da Região do Algarve.
   Vamos conseguindo mostrar que estamos atentos e fomos dos primeiros a enviar a inscrição.

   Também na BNIV já se começa a ver os clãs algarvios a fazerem lá as suas atividades, ou mesmo a participar nas EPICS. Ainda somos uma pequeníssima parte, mas já somos. E isso é o que interessa :)

Sem comentários:

Enviar um comentário